Decisão Judicial reconhece o valor do Trabalho Doméstico da mulher na fixação de alimentos
top of page

por Bárbara Souza

Em uma recente decisão proferida pela 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, o magistrado adotou o Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero do Conselho Nacional de Justiça e majorou o valor de alimentos, considerando no cálculo da proporcionalidade dos alimentos o trabalho doméstico realizado pelas mulheres.

A decisão do TJPR ponderou que, quando os filhos em idade infantil residem com a mãe, as atividades domésticas impõem uma sobrecarga que limita as oportunidades profissionais da mulher. Tais responsabilidades, como preparar alimentos, corrigir tarefas escolares e manter a organização da casa, demandam uma disponibilidade de tempo significativa, afetando a participação da mulher no mercado de trabalho, no desenvolvimento cultural e na esfera pública.

Mesmo nas sociedades modernas, o trabalho doméstico continua sendo uma responsabilidade predominantemente atribuída às mulheres e a discussão sobre a invisibilidade do trabalho feminino e a sobrecarga enfrentada pelas mães emerge como ponto crucial para a promoção efetiva da igualdade de gênero.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, as mulheres dedicaram, em média, 9,6 horas a mais, por semana, do que os homens às atividades domésticas e ao cuidado de pessoas. Isso é quase o dobro de horas investidas pelos homens nas tarefas do lar.

Quando se trata de serviço realizado por mulheres, além de o trabalho ser subvalorizado e muitas vezes não remunerado, há uma enorme confusão entre a esfera produtiva e reprodutiva, o que acaba prejudicando a mulher de diversas formas, mas especialmente em sua inserção e competitividade no mercado de trabalho.

As mulheres têm conquistado progressivamente seu espaço no mercado de trabalho, contribuindo financeiramente para o sustento de seus filhos. No entanto, até o momento, não se observa a mesma evolução por parte dos homens no que diz respeito às responsabilidades domésticas.

A jurisprudência reconhece despesas com babás, por exemplo, como essenciais para filhos em idade infantil e adolescência. No entanto, é praticamente impossível encontrar decisões que abordem o tempo dedicado pela mãe aos cuidados com os filhos.

A decisão do TJPR que considera o trabalho doméstico e de cuidado das mães no cálculo de alimentos é louvável, pois reconhece a importância dessas atividades para o bem-estar e desenvolvimento integral das crianças e destaca a necessidade de equidade na distribuição das responsabilidades parentais, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Conheça a autora:

Bárbara Aparecida Nunes Souza - Associada EBDM e Advogada (OAB/SC 64.654) com foco na área das famílias e sucessões, atuante em Palhoça, estado de Santa Catarina. Mestranda em Direito das Crianças, Família e Sucessões, na Universidade do Minho, de Portugal. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Família, Sucessões, Criança e Adolescente e a Constituição Federal, coordenado pelo Prof. Dr. Conrado Paulino de Rosa, vinculado ao PPGD da Fundação Escola Superior do Ministério Público. Membro da Comissão de Direito da Criança e do Adolescente e da Comissão de Direito das Famílias, ambas da subseção de Palhoça/SC (triênio 2022-2024). Formada em Direito pela Faculdade Anhanguera e em Administração de Empresas pela Faculdade Municipal de Palhoça.  Pós graduada em Planejamento Patrimonial, Familiar e Sucessório pela Faculdade Legale. Endereço eletrônico barbaranunessouza@gmail.com.

REFERÊNCIAS

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Agência de Notícias IBGE. Em 2022, mulheres dedicaram 9,6 horas por semana a mais do que os homens aos afazeres domésticos ou ao cuidado de pessoas. Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37621-em-2022-mulheres-dedicaram-9-6-horas-por-semana-a-mais-do-que-os-homens-aos-afazeres-domesticos-ou-ao-cuidado-de-pessoas. Acesso em: 05 dez. 2023.

PARANÁ. Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (12ª Câmera Cível). Agravo de Instrumento 0013506-22.2023.8.16.0000. Relator: Des. Eduardo Augusto Salomão Cambi, 2 de outubro de 2023. Diário da Justiça Eletrônico, 2 de outubro de 2023. Disponível em https://portal.tjpr.jus.br/jurisprudencia/j/4100000024121601/Ac%C3%B3rd%C3%A3o-0013506-22.2023.8.16.0000#. Acesso em: 05 dez. 2023.