• EBDM

Primeira advogada travesti do Brasil, é homenageada pelo Google

Fonte: g1 O Globo

Hoje dia 30 de novembro de 2021 o Google prestou uma linda homenagem para a Dra. Janaína Dutra no seu Doodles.


Neste mesmo dia, a Dra Janaína estaria completando 61 anos e seu legado eterno na luta a favor das mulheres e dos direitos LGBTQIA+, venceu o preconceito e resistência da sociedade se tornando reconhecida como primeira pessoa travesti a portar uma carteira profissional da Ordem dos Advogados do Brasil.



Fonte: G1 O Globo


Para a diretora da Rede Trans Brasil e ex-coordenadora do Centro de Referência LGBT Janaína Dutra de Fortaleza, Dediane Souza, "Janaína Dutra é uma grande referência do movimento pelos direitos humanos no Brasil" e deixou um grande legado para toda a população.

Janaína nasceu em Canindé, no interior do Ceará, em 30 de novembro, e morreu em decorrência de um câncer de pulmão, em Fortaleza, em 2004. Ela foi a primeira travesti do país a obter uma carteira profissional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


Segundo o Mídia Bixa, publicação especializada em assunto LGBTQIA+, Janaína passou a auxiliar pessoas com HIV positivo ainda na década de 1980.


Ela também participou da fundação do Grupo de Apoio Asa Branca (Grab), coletivo cearense mais antigo de apoio à comunidade; foi fundadora da Associação de Travestis e Mulheres Transexuais do Ceará (Atrac) e presidente da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).


Em 2010, o roteirista Wagner de Almeida lançou o filme Janaína Dutra, uma Dama de Ferro, que narra a trajetória da ativista social.


Fonte: G1 O Globo


Centro de Referência LGBT Janaína Dutra também dá nome ao Centro de Referência LGBT do município de Fortaleza. Fundada em 2011, a unidade concede serviços de proteção e defesa da população LGBT que está em situação de violência e outras violações/omissões de direitos em decorrência da sua orientação sexual e/ou identidade de gênero.


Os serviços são ofertados na Rua Guilherme Rocha, 1469, no Bairro Jacarecanga, em Fortaleza. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, entre 8h e 12h e 13h e 17h. Cidadãos também podem contatar os serviços pelo telefone (85) 3452-2047.



A EBDM agradece por todo o esforço e herança deixadas pela Dra. Janaína Dutra.

4 visualizações0 comentário