Com o anúncio da vitória, Claudia agradeceu aos milhões de mexicanas e mexicanos que decidiram votar nela. “É o reconhecimento do povo do México ao nosso projeto de nação. E eu não chego sozinha, chegamos juntas com as nossas ancestrais”, disse Claudia Sheinbaum.
Claudia Sheinbaum tem uma posição de destaque na política nacional. De ascendência judaica, ela é filha de cientistas: seu pai, Carlos Sheinbaum Yoselevitz, é químico, e sua mãe, Annie Pardo Cemo, é bióloga.
O interesse pela política é de família, já que ambos foram apoiadores da esquerda mexicana e tiveram grande ativismo político nos anos 1960, incluindo a participação ativa no movimento estudantil mexicano de 1968.
Sheinbaum é graduada em Física pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), onde também concluiu o mestrado e o doutorado em Engenharia Energética. Entre 2000 e 2006, atuou como Secretária de Meio Ambiente sob a gestão de Obrador enquanto ele era chefe de governo da Cidade do México. Em 2007, integrou o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU.
A posse de Claudia Sheibaum será no dia 1° de outubro. Pelos próximos seis anos, que é o tempo do mandato presidencial no México, a presidente terá muitos desafios, incluindo uma agenda feminista, o combate ao feminicídio, o combate ao narcotráfico, a taxa de pobreza e a imigração, problema que parece sem solução há décadas. Tudo isso, diante de um Congresso Nacional renovado que parece estar alinhado com os planos do novo governo.
Judia, Pró-Palestina, anti-imperialista e cientista climática. É para aplaudir de pé!!!
Comments