top of page

Junho: Mês da Visibilidade LGBTQIAPN+

O mês de junho reúne importantes manifestações relacionadas à temática LGBTQIAPN+ no Brasil e em outros países. Tanto o Mês do Orgulho quanto o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ são realizados neste mês. Entre os principais eventos da causa está a Parada LGBTQIA+ em São Paulo, uma das maiores do mundo, que em tom de ativismo neste ano foi realizada no dia 02 de junho.



A história do movimento LGBTQIAPN+ remonta ao final do século XIX, mas ganhou destaque na segunda metade do século XX, particularmente após a Revolta de Stonewall, em Nova York, em 1969. Este evento marcou o início de uma luta mais estruturada e visível pelos direitos da comunidade. Desde então, o mês de junho tornou-se um marco para a celebração e a reafirmação dos direitos LGBTQIAPN+.



Em 1970, a comunidade LGBTQIAPN+ mobilizou a primeira marcha do orgulho gay em algumas cidades dos Estados Unidos e, então, junho passou a ser conhecido como o Mês do Orgulho LGBT+.



A representatividade LGBTQIAPN+ no poder político é fundamental para garantir que as questões relativas a essa comunidade sejam adequadamente abordadas e implementadas. Atualmente, mesmo com avanços na legislação em favor dos direitos, a presença de representantes desse segmento em cargos e posições de liderança ainda é insuficiente. A falta de representação contribui para a perpetuação de preconceitos e atrasa o avanço de políticas eficazes. Issovai além de apenas preencher cotas. Trata-se de criar políticas públicas significativas e duradouras que beneficiem não apenas a comunidade, mas toda a sociedade. A representatividade fortalece a democracia, amplia a perspectiva de decisões importantes e promove a inclusão.



A luta pelos direitos LGBTQIAPN+ ultrapassa a mera tolerância. Trata-se de respeito, reconhecimento e igualdade de direitos. E isso só pode ser alcançado quando tivermos uma representação mais inclusiva nos espaços de poder, seja no âmbito político, corporativo ou em instituições sociais.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page